sábado, 4 de dezembro de 2010

DIA 40 - VIVENDO COM PROPÓSITOS


Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do SENHOR. Provérbios 19.21; NVI
Pois Davi [...] serviu aos propósitos de Deus em sua geração. Atos 13.36; NASB

INTRODUÇÃO

·         Viver com propósitos é a única maneira de viver de verdade. Todo o resto é apenas existir.
·         A maioria das pessoas luta com as três questões básicas da vida.
- A primeira é a identidade. “Quem sou eu?”.
- A segunda é a importância: “Significo alguma coisa?”.
- A terceira é o impacto: “Qual o meu lugar na vida?”.
·         As respostas a todas as três perguntas são encontradas nos cinco propósitos que Deus tem para você.
·         Agora vou lhe apresento cinco questões que devem ser levadas em conta na preparação de sua declaração. 
·         As cinco grandes questões da vida

1ª QUESTÃO: O QUE SERÁ O CENTRO DE MINHA VIDA?
·         Essa é a questão da adoração. Para quem você irá viver? Em torno de que você construirá sua vida?
·         Você pode basear sua vida em torno de sua carreira, sua família, um esporte ou um passatempo, dinheiro, diversão ou em torno de muitas outras atividades.
·         Todas essas coisas são boas, mas não fazem parte do centro de sua vida.
·         Nenhuma delas é suficientemente forte para mantê-lo a salvo quando a vida começar a desmoronar. Você precisa de um centro inabalável.
·         O rei Asa ordenou ao povo de Judá que centrassem sua vida em Deus.
·         “Ordenou ao povo de Judá que adorasse somente o SENHOR, o Deus dos antepassados deles, e obedecesse às suas leis e mandamentos”. 2 Cr 14.4

·         Na verdade, o que quer que esteja no centro de nossa vida é o nosso deus.
·         Quando comprometeu a sua vida com Cristo, ele se moveu para o centro, mas você precisa mantê-lo lá por meio da adoração.
·         Paulo diz: Peço também que, por meio da fé, Cristo viva no coração de vocês. E oro para que vocês tenham raízes e alicerces no amor,Ef 3.17(NTLH).
·         Como você sabe quando Deus está no centro da sua vida? Quando Deus está no centro de sua vida, você adora. Quando não está, você fica preocupado.

2ª QUESTÃO: QUAL SERÁ O CARÁTER DE MINHA VIDA?
·         Essa é a questão do discipulado. Que tipo de pessoa você será?
·         Deus está muito mais interessado em quem você é do que no que você faz.
·         Lembre-se: você irá levar seu caráter para a eternidade, mas não sua carreira.
·         Faça uma lista das características que você quer trabalhar e desenvolver em seu caráter. Você deve começar com o fruto do Espírito Santo ou com as bem-aventuranças.
·         Não desanime ou desista quando tropeçar. É necessária toda uma vida para construir um caráter semelhante ao de Cristo. Paulo disse a Timóteo: Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam. 1 Tm 4.16

3ª QUESTÃO: QUAL SERÁ A CONTRIBUIÇÃO DE MINHA VIDA?
·         Essa é a questão do serviço. Qual será seu ministério no corpo de Cristo? Como você pode fazer alguma diferença? Tem a formação adequada para servir em algum grupo específico do corpo de Cristo?
·         Paulo apontou dois benefícios maravilhosos em cumprir seu ministério: Porque isso que vocês fazem não somente ajuda o povo de Deus que está necessitado, mas também faz com que eles façam muitas orações de gratidão a Deus. 2 Co 9.12
·         Embora você tenha sido formado para servir os outros, nem mesmo Jesus alcançou as necessidades de todos enquanto estava na terra.
·         Você deve escolher a quem pode ajudar melhor, com base no seu chamado. Você precisa perguntar: “A quem eu desejo mais ajudar?”.
·         Jesus disse: Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome. Jo 15.16
·         Cada um de nós dá frutos diferentes.

4ª QUESTÃO: QUAL SERÁ A MENSAGEM DE MINHA VIDA?
·         Essa é a questão de sua missão junto aos incrédulos.  Você tem o compromisso de dar seu testemunho aos outros sobre o evangelho
·         Se você for mãe ou pai, parte de sua missão é educar seus filhos para que conheçam a Cristo, ajudá-los a compreender os propósitos da vida deles e enviá-los pelo mundo na missão que Deus lhes reservou.
·         Você poderia incluir na sua missão a declaração de Josué: Mas eu e a minha família serviremos ao SENHOR.
·         É obvio que antes de grande parte dos incrédulos aceitar a credibilidade da Bíblia, eles querem saber se nós temos credibilidade.
·         É por isso que a Bíblia diz: O mais importante é que vocês vivam de acordo com o evangelho de Cristo. Fp 1.21

5ª QUESTÃO: QUAL SERÁ A COMUNIDADE DE MINHA VIDA?
·         Essa é a questão de sua comunhão. Como você irá demonstrar seu compromisso com os outros crentes e sua ligação com a família de Deus?
·         Onde você irá praticar com outros cristãos os mandamentos do tipo “uns aos outros”? A qual igreja local você irá se juntar como membro ativo?
·         Quanto mais você amadurecer, mais irá amar o corpo de Cristo e desejará se sacrificar por ele.
·         A Bíblia diz: Cristo amou a igreja e deu a sua vida por ela. Ef 5.25
·         Você deve incluir em sua MISÃO DE VIDA a manifestação de seu amor pela igreja de Deus.


CONCLUSÃO
·         Em Atos 13.36 diz: Pois Davi [...] serviu aos propósitos de Deus em sua geração. Davi dedicou a vida a cumprir os propósitos de Deus na terra.

·         Não existe maior epitáfio que essa declaração! Imagine isso esculpido na sua lápide: que você serviu aos propósitos de Deus na sua geração.

·         Deus ainda procura pessoas que possam ser usadas. A Bíblia diz: Os olhos do SENHOR procuram por toda a terra a fim de fortalecer aqueles cujos corações estejam completamente comprometidos com ele. 2 Cr 16.9

·         Você seria uma pessoa que Deus pode usar para seus propósitos? Você serviria aos propósitos de Deus na sua geração?

·         Paulo teve uma vida dirigida por propósitos. Ele disse: Corro direto para o alvo, com um propósito a cada passo. Seu único motivo para viver era cumprir os propósitos que Deus tinha para ele.

·         Paulo disse: Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Paulo não tinha medo de viver, nem de morrer. De qualquer maneira, ele iria cumprir os propósitos de Deus. Ele não podia perder!

2 comentários:

  1. Olá Gostei muitos desses 40 dias de propósito começei a fazer e ainda não acabei... Sabe me dizer qual livro é esse ?

    ResponderExcluir
  2. Uma vida com propósitos de Rick Warren

    ResponderExcluir